Mais de 200 animais foram castrados pela Prefeitura de forma gratuita

Por Assessoria de Imprensa
09/11/2022 16:51

A Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, através das secretarias de Agricultura e Assistência Social, realizou 222 castrações de animais tutelados por famílias do município em estado de vulnerabilidade social de forma totalmente gratuita, incluindo também os medicamentos pré e pós-operatórios. Com um investimento de R$46.350,00, este projeto busca a melhora na qualidade de vida dos animais e a redução nos casos de abandono de animais por ninhadas indesejadas, por este motivo cerca de 90% dos animais castrados são fêmeas.

Conforme o secretário de Agricultura, Ronei Lovemberger, para realizar as castrações foram contratadas apenas clínicas veterinárias de nossa cidade, sempre buscando manter o valor investido dentro do município e prestar um melhor atendimento pós-operatório aos animais. “As clínicas credenciadas foram acompanhadas pelo veterinário da Secretaria de Agricultura na execução das castrações, também durante o pós-operatório, na retirada dos pontos da cirurgia e nos atendimentos, garantindo que eventuais complicações fossem atendidas rapidamente, prezando sempre pela saúde do animal”, afirmou.

O programa de castração foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita também a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros. A realização dos procedimentos será retomada no início de 2023, as famílias já cadastradas no programa terão prioridade no próximo ano.