Concluído o 1º Workshop do setor de base florestal

Vídeos com os sete encontros estão disponíveis no canal de YouTube da Prefeitura
Por Christian Hacke
08/10/2021 14:00

Após sete noites de muita troca de informações e debates, chegou ao fim o 1º Workshop do setor de base florestal de Rio Negrinho. O evento foi realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e contou com a participação de diversos especialistas. Os encontros foram gravados e estão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Rio Negrinho.

Gilson Kolenez, secretário e organizador do evento, falou sobre a importância da discussão do tema. “Trouxemos palestras de diversas áreas com relação ao setor de base florestal, que não é só a floresta. Ela é base de um sistema que tem vários desdobramentos relacionados ao setor, inclusive no agronegócio”, disse.

Segundo ele, o evento foi um sucesso. “Tivemos muitos elogios e muitas pessoas importantes conhecendo não só o município, mas todo nosso setor e sua importância pra região. Precisamos repensar o modelo de políticas públicas. Não adianta ter um setor inteiro e não pensar na sustentabilidade desse setor”, frisou.

Um dos temas abordados foi a inovação e tecnologia no uso da madeira para construção de casas, chamado de wood frame. “Você pode fazer um prédio de três ou quatro andares com custo muito mais baixo, casas inteligentes que não agridem o meio ambiente. É uma possibilidade de redução de impactos ambientais e com custos e prazos de construção menores. Estando em uma casa dessas você nem se sente morando em uma casa de madeira”, explicou.

Gilson destaca ainda a pesquisa realizada pela Embrapa Florestas, que mostrou dados sobre a região. “Esse levantamento apontou muitas oportunidades que não exploramos na região. Os empresários e o sistema regional têm muito a ganhar com essas possibilidades que se abrem em função do setor de base florestal”, concluiu.

Download das fotos em alta resolução
Carregando