Especialista fala sobre os cuidados da saúde da mulher

Obstetra, ginecologista e colposcopista ressalta a importância da campanha Outubro Rosa
Por Christian Hacke
08/10/2021 10:52

O Outubro Rosa é um mês dedicado à saúde da mulher, com campanhas voltadas principalmente a prevenção do câncer de mama. Em Rio Negrinho, todas as unidades de Saúde estão estruturadas para atender as mulheres com coletas de preventivos e exames o ano todo.

A médica obstetra, ginecologista e colposcopista Dra Marluce da Costa Melo é especialista no assunto. “É um mês destinado à conscientização da prevenção do câncer de mama. Globalizamos a saúde da mulher e também colocamos a questão do câncer de colo de útero. Com esse trabalho que vem sendo feito, é um mês que se faz o rastreamento para o diagnóstico dessas doenças”, disse.

Conforme a médica, o câncer é um tumor que acontece em decorrência da multiplicação de células atípicas. “Ele não dói e está ligado a hábitos como cigarro, menopausa tardia, a menarca precoce, sobrepeso. São fatores que vão começar a multiplicação destas células anormais. O autoexame é para se conhecer, tocar e conhecer seu corpo. O que vai definir é o exame clínico e a mamografia. A gente ensina o autoexame e muitas mulheres procuram a unidade de saúde quando percebem um nódulo de mama”, frisou.

A enfermeira Fernanda Thaís Albrecht Baumgartner também atua com a saúde da mulher no município. “Hoje, na Secretaria de Saúde, todas as unidades fazem o preventivo para detectar as lesões de colo de útero. Todas as unidades têm agendas abertas para fazer esses exames o ano inteiro. A gente faz esses exames e sempre orienta a paciente que a prevenção não é só a consulta que faz. É a questão de se conhecer, saber o que é certo no nosso corpo”, ressaltou.

A conversa completa com a médica e a enfermeira está disponível no nosso último podcast, publicado recentemente. Basta acessar nosso canal do Spotify e apertar o play!

Download das fotos em alta resolução
Carregando