Governador destina mais de R$ 8,6 milhões ao município

Valores serão utilizados na construção de uma nova creche, de um elevado no centro e em outras áreas
Por Christian Hacke
17/09/2021 11:27

O prefeito Dr Caio e o vice-prefeito Pablo Ribeiro receberam nesta quinta-feira o governador do Estado de Santa Catarina, Sr. Carlos Moisés da Silva. Em solenidade com a presença de deputados e convidados, o governador anunciou a destinação de R$ 8,6 milhões para serem investidos em Rio Negrinho! Além disso, outros R$ 4 milhões em emendas já estão cadastrados na plataforma do governo, totalizando R$ 12.649.717,00 em verbas para o município.

Em sua fala, o prefeito comentou que foi procurado recentemente pela equipe da Casa Civil do Estado. “Achei curioso, pediram que eu fosse até lá com todos os projetos que estavam engavetados na cidade. Passamos uma manhã dialogando e vimos que esse elevado, um projeto de 2012, estava engavetado, o antigo gestor não quis dar sequência. O projeto não é de ex-prefeito, é do município! Vai ligar a principal rua da cidade, a Jorge Zipperer, até a Dom Pio e até a Dom Pedro II. Vai ligar três bairros e trazer desenvolvimento na nossa cidade. Nossa ferrovia cruza vários pontos e em momentos de pico, principalmente no almoço ou após às 17h, o trem passando chega a trancar o centro da cidade em três pontos consecutivos. Uma obra muito sonhada!”, ressaltou Dr Caio.

O valor da obra está estimado em R$ 7 milhões. ”Os primeiros cinco já chegaram. Os outros dois milhões, com a ajuda dos nossos parlamentares, vamos levantar. O que faltar faremos com recursos próprios. Seguimos o exemplo do Governo do Estado, cortar os vícios não são fáceis. Quando assumimos a Prefeitura a folha estava em 53% e hoje nossa folha está em 44,8%. Aqui em Rio Negrinho o dinheiro público tem sido tratado com dignidade e respeito”, disse o prefeito.

Sobre a construção da nova creche, no bairro Cruzeiro, a obra terá 1.700 m² com vaga para cerca de 400 crianças. “Ainda temos esse problema de falta de vagas aqui. Quando assumimos o governo, penso eu que na pandemia, o gestor poderia ter reformado todas as escolas, que estavam fechadas. Assumimos com goteiras, chovendo dentro. Estive no CAE Nova Esperança, no Industrial Norte, e saí emocionado. Vi crianças fazendo a refeição no relento, porque todos os toldos estão estragados. Licitamos 11 toldos para todos os CMEIs do município, dentro de uns 60 dias nossa cidade vai estar ajudando ainda mais nossas crianças”, frisou o prefeito. “Como diz o senhor, governador, temos que diminuir o sofrimento das pessoas e é isso que estamos fazendo aqui em Rio Negrinho”, concluiu.

O governador, em seu pronunciamento, falou sobre as obras no Estado e também sobre os investimentos em Rio Negrinho. “Estamos fazendo esses investimentos por conta dos ajustes realizados na gestão do Estado. São ações e obras que farão a diferença na vida das pessoas. Aqui em Rio Negrinho, assim como em outras cidades de Santa Catarina, nós alocamos recursos próprios, pois acreditamos no municipalismo. Os atos aqui são um exemplo concreto disso”, afirma o governador.

Emendas impositivas

Nesta terça-feira, R$ 950 mil em emendas dos deputados Jair Mioto, Paulinha, Maurício Skudlark, Milton Hobus e Nilson Berlanda entraram nos caixas da Prefeitura. Os valores são destinados para obras em uma ponte na localidade de Bituva, ampliação do parque natural na Volta Grande, aquisição de um mamógrafo, aquisição de equipamentos agrícolas e também de um ônibus escolar.

Transferências voluntárias especiais

Construção de um elevado sobre a linha férrea (Governo do Estado)   R$ 5 milhões

Construção de creche no bairro Cruzeiro (Governo do Estado) R$ 2,5 milhões

Aquisição de materiais para sala de psicomotricidade da APAE (Governo do Estado)     R$ 150 mil