Encontro de prefeitos em Mafra

03/10/2013 08:49

Na terça-feira, 1º de outubro, os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte - Amplanorte, prefeito de Mafra Roberto Scholze, prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira e o prefeito de Canoinhas Beto Faria se reuniram na sede da Amplanorte, em Mafra para receber o prefeito de Rio Negrinho Alcides Grohskopf, o prefeito de São Bento do Sul Fernando Tureck e o prefeito de Campo Alegre Rubens Blaszkowski dos municípios que formam o Consórcio Quiriri e atualmente membros da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina- Amunesc

A discussão ficou em torno da usina do asfalto da qual os municípios que compõem o Consórcio Quiriri estão pleiteando, e num primeiro momento levaram a proposta para que o município vizinho de Mafra possa fazer parte desse processo. O deputado Mauro Mariani já sinalizou a verba para essa implementação no Planalto Norte. Visto que os municípios da Amplanorte também têm interesse em implantar uma usina, e agendaram uma visita em Pinhalzinho para conhecerem o funcionamento usina de asfalto de lá. A conversa ficou em torno da implementação de uma primeira usina pelo Consórcio Quiriri e uma segunda usina na região da Amplanorte, ou até mesmo a prestação de serviços do Consórcio Quiriri para os municípios da Amplanorte.

Outro assunto foi à migração dos municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho atualmente membros da Amunesc para fazerem parte da Amplanorte. “Já estamos com um pé na Amplanorte, mas precisamos acertar a dívida do município de Rio Negrinho com a Amunesc”, falou o prefeito Alcides. A opinião sobre o fortalecimento da região foi unânime entre os prefeitos que participaram da reunião a respeito da junção dos municípios na Amplanorte, a força que a região ganha, o crescimento e a maior autonomia do Planalto Norte.

“Precisamos fazer um diagnóstico, um levantamento dos serviços que os municípios encontram na Amunesc para que possamos adaptar na Amplanorte, quem sabe em janeiro já começamos as atividades juntos”, destacou o prefeito de Mafra Roberto Scholze. Segundo o prefeito Fernando Tureck nossa realidade está mais próxima a da região da Amplanorte. “Por questões geográficas, logística e de desenvolvimento somos mais parecidos com a Amplanorte em comparação aos municípios do litoral”