Guia Gastronômico Sabores de Rio Negrinho é lançado

Material reúne pratos feitos na cidade e que se destacam pelos ingredientes locais
13/08/2020 14:48

Destinos que tem uma gastronomia local valorizada pelos seus moradores tem potencial de tornarem-se destinos gastronômicos, e com isso, atingirem um grupo de turistas que buscam experiências voltadas à culinária. Diante dessa proposta, foi elaborado o 1º Guia Gastronômico Sabores de Rio Negrinho, que apresenta nove pratos que só podem ser encontrados na cidade. 

 

De acordo com o assessor de turismo da Prefeitura de Rio Negrinho, Nicolas Nering, quando a cultura local é valorizada através da gastronomia, novas experiências podem ser criadas utilizando como base as características culinárias locais, como ingredientes marcantes, pratos historicamente reconhecidos, receitas de gerações, entre outras. “Com o objetivo valorizar os ingredientes reconhecidos como marcantes para o município e também os pratos que são feitos a gerações com as mesmas características foi criado o projeto Gastronomia à la Rio Negrinho”, explica ele. 

 

Segundo Nicolas, todos os empreendimentos gastronômicos foram convidados a inscreverem pratos que seguissem as premissas do projeto: ter um ingrediente produzido localmente ou ter uma produção histórica de muitos anos. “O período de inscrição ficou aberto por aproximadamente 40 dias até o dia 15 de Julho de 2020”, ressalta o assessor de turismo. 

 

A diversidade encontrada nos pratos inscritos demonstra o valor que a gastronomia local tem para os empreendimentos. Os pratos atendem os mais diversos públicos, variando de lanches tradicionais e já conhecidos do rio-negrinhense a pratos que foram criados para participar do projeto.  O produto final deste projeto é o “Guia Gastronômico Sabores de Rio Negrinho”. 

 

Neste guia estão contemplados todos os 9 pratos inscritos de 8 estabelecimentos locais que valorizam as tradições gastronômicas. “Importante frisar que antes da criação deste guia, não havia um material que reunisse os sabores de Rio Negrinho. Todos tinham que se divulgar individualmente. Com o Guia, reunimos diversas experiências gastronômicas em diferentes locais, que servirá tanto para o moradores relembrar de sabores que já experimentou, quanto para nossos visitantes e turistas que buscam novidades e experiências singulares”, afirma Nicolas.

 

O que tem no Guia

A 1ª edição do “Guia Sabores de Rio Negrinho” contempla pratos com linguiças artesanais feitas em açougues locais, embutidos característicos, como a galantina, muito comum nos açougues rio-negrinhenses, salsichas artesanais, mel produzido na cidade, bolinho de carne feito a mais de 40 anos e ainda a tilápia com produção do próprio empreendimento.

 

Juntamente com o lançamento do Guia, alguns destes pratos também serão lançados, uma vez que foram criados para a participação no Guia. “Isso reforça a importância em criar um material com este, que valoriza os sabores característicos de Rio Negrinho”, afirma o prefeito Julio Ronconi.

 

O que tem no Guia

Participam da 1ª edição do Guia Sabores de Rio Negrinho os seguintes pratos:

Pastel de Linguiça Spitzner

Pizza à la Rio Negrinho

Sanduíche de Galantina com Manteiga Saborizada

Pão com Bolinho (com 40 anos de história)

Mousse de Mel

Hot Dog com salsicha artesanal

Pizza de filé de Tilápia

Sanduíche de Galantina ao estilo Mercado Público

Almôndegas com Linguiça Patê

 

O “Guia Gastronômico Sabores de Rio Negrinho” está disponível para download e acesso pelo link: https://drive.google.com/file/d/1zjhuoN6y571PEnCShkAAwpqmtpKjphkS/view?usp=sharing

 

Os pratos podem ser pedidos e consumidos nos empreendimentos participantes, e já fazemos o convite para que outros empreendimentos participem das próximas edições do Guia, para assim valorizarmos ainda mais nossa gastronomia local.


 

Download das fotos em alta resolução
Carregando