Saúde se classifica para a fase estadual da 1ª Mostra Virtual

Trabalho desenvolvido no enfrentamento ao Covid-19 na cidade é referência
10/08/2020 08:09

A Secretaria de Saúde de Rio Negrinho se classificou para a fase estadual da 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS - Enfrentamento à COVID-19”. A mostra é realizada durante o 1° Congresso Virtual do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) no período de 10 de julho a 10 de novembro de 2020. Foram inscritos 20 projetos em Santa Catarina.

A Secretaria de Saúde de Rio Negrinho participou com o tema “Manejo do Covid-19 em Rio Negrinho com foco na área social, econômica, coletiva e individual”. O trabalho experimental tem como objetivo conter a pandemia de coronavírus em Rio Negrinho de forma a manter o atendimento a casos crônicos e ambulatoriais de rotina. Além de, manter o número de pacientes mais graves de acordo com a capacidade de atendimento hospitalar e de referência para leitos intensivos (achatamento da curva epidemiológica).

Como não haverá premiação e considerando a importância de valorizar o grande esforço empreendido pela gestão municipal e pelos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia, os trabalhos inscritos serão disponibilizados no Portal do Conasems e/ou em outros instrumentos voltados a dar visibilidade às experiências.

1ª Mostra Virtual

A 1ª Mostra Virtual possui como objetivos principais: Documentar e disseminar experiências municipais de enfrentamento à COVID-19; Mostrar a capacidade adaptativa dos municípios para dar continuidade às ações e serviços de saúde para além da pandemia; Compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da Atenção Básica, Urgência, Emergência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Hospitais de Campanha e Centros Comunitários de Referência para a COVID-19; Mostrar o cotidiano dos trabalhadores de saúde nos municípios inseridos nas mais diversas iniciativas voltadas ao enfrentamento à COVID-19.

A seleção das experiências participativas foi realizada pelo Cosems e SES/DF e foram selecionados os projetos que contribuíram ou estão contribuindo para a gestão do SUS no Enfrentamento à COVID-19 e para a garantia do direito à saúde da população.

Acontecerá transmissões ao vivo (lives) que serão realizadas durante o Congresso num total de sete lives, com a participação de nove estados por mês e o autor da melhor experiência de cada estado. Cada live contará com a presença de quatro ou cinco autores de experiências selecionadas, um mediador e um comentarista, e terá duração de 2 horas e com cada autor tendo 10 minutos para apresentar sua experiência.