Prefeitura de Rio Negrinho ampliará atendimento veterinário aos produtores rurais | Prefeitura de Rio Negrinho

Profissional irá percorrer propriedades e examinará animais de forma gratuita
11/05/2020 08:20

Nos próximos dias, a Prefeitura de Rio Negrinho irá ampliar as ações da Secretaria de Agricultura. A nova ação prevê que um médico veterinário irá percorrer as propriedades rurais do município e examinará os animais de forma gratuita. A ação complementa outros trabalhos já realizados como os de sanidade equina e bovina.

O trabalho será desempenhado pelo veterinário Ricardo Essig. “Faremos uma assistência técnica rural e atendimento clínico dos animais de produção”, explica ele. Nesse programa, animais domésticos como cães e gatos não serão atendidos. “O objetivo é atender aos animais que produzem renda para a propriedade”, frisa o médico veterinário.

Ricardo explica que ele irá percorrer as propriedades de acordo com um cronograma, visando atender todas as regiões de Rio Negrinho. “Serão visitas técnicas, em que verificaremos a condição dos animais. Caso algum esteja doente, já faremos o atendimento”, ressalta ele. Toda a visita e consulta será gratuita. Caso sejam necessários medicamentos, esses ficarão de responsabilidade do proprietário.

Atualmente, há 1.401 produtores cadastros na Secretaria de Agricultura que podem emitir notas e o objetivo é percorrer todas as propriedades que também tenham animais produtivos. “Também será possível o produtor agendar um atendimento, por meio do telefone da Secretaria de Agricultura, no 3644-1535.

Auxiliar o homem do campo

De acordo com o secretário interino de Agricultura, Hélio Clemente, a ação visa oferecer mais um serviço aos produtores de Rio Negrinho, que já contam com serviços como de sanidade equina e bovina, que entre outras ações, certificam as propriedades que são livres da brucelose e tuberculose animal.

Hélio ainda comenta que em breve iniciam os trabalhos de inseminação artificial no gado. “O objetivo é fazer o melhoramento genético da produção rio-negrinhense, seja de carne ou de leite”, explica ele. O programa de médico veterinário rural inicia nos próximos dias.