Eu amo Rio Negrinho

Conselho da Defesa Civil de Rio Negrinho apresenta avaliação de 2019

13/12/2019 14:46

Nesta semana ocorreu no auditório do Iprerio a reunião de avaliação 2019 do conselho da Defesa Civil de Rio Negrinho, quando foram apresentadas as ações realizadas durante o ano. 

Entre os projetos estão a realização de palestras, conhecida como “Semana da Defesa Civil”, em maio de 2019, que contou com várias palestras, incluindo a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Cia. Volta Grande de Papel e Câmara de Vereadores Mirim de Rio Negrinho. O Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres no dia 17 e 18 de outubro de 2019. E, o programa “Defesa Civil nas Escolas, Cidade Resiliente”, com a participação de escolas e da Secretaria de Educação.

O engenheiro da Defesa Civil Rubens Muehlbauer afirma que foi um ano bem intenso de atuação da Defesa Civil — além de toda atividade que tiveram em função da inundação no final de maio, houveram muitas outras atividades, especialmente na parte relacionada à Educação. De acordo com Rubens, a Defesa Civil de Santa Catarina teve bastante destaque por conta de duas operações realizadas nos meses de maio e outubro. “A gente conseguiu com os nossos parceiros aqui no Município - Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros e todas as escolas do Município – fazer um trabalho muito legal de divulgação das atividades da Defesa Civil, do Sistema de Monitoramento, da disponibilização das informações e desse acessos”. 

Rubens aponta também o trabalho bem feito pela escola Selma Teixeira Graboski na divulgação dessas informações que foi uma proposta apresentada durante as palestras, onde alguns alunos da escola produziram vários vídeos falando sobre a importância da Defesa Civil no Estado. “Então assim, foi muito intenso, muito produtivo. E a gente espera que para o ano de 2020, a gente consiga não só repetir isso mas, melhorar ainda mais”.

Obras e pontes também foram destacadas, as quais foram arrecadadas por meio da Defesa Civil junto ao órgão do Estado. Uma delas é Rua Luiz Scholz Filho que recebeu uma boa estrutura. “Uma obra tão aclamada pela comunidade, onde tivemos um grande problema uns anos atrás, colocando em risco aquela rua e os moradores da região. Nessa gestão, conseguimos, realmente, executar essas obras tão importantes para aquela comunidade, onde dentro do prazo, inicialmente contratado, serão entregues”, informa o engenheiro civil Giorgio Murara Alves. 

Giorgio também faz um convite para a entrega da obra. “Gostaria de trazer um convite para a nossa comunidade para que no dia 17 de dezembro, às 15 horas, estaremos entregando definitivamente as obras de contenção dos taludes da Rua Luiz Scholz Filho. Então a comunidade toda está convidada a comparecer, prestigiar e verificar como ficou essa obra tão esperada pela comunidade”, convida. 

O coordenador da Defesa Civil Celso Bonna comunica que mesmo estando em recesso, do dia 19 ao dia 1º de janeiro, a Defesa Civil irá permanecer em plantão 24 horas para atender toda a população, que se fizer necessária em caso de emergência. “Na emergência pode ser acionada através do telefone 99258-0204 e através do telefone da prefeitura 3646-3600. E, a partir do dia 2 de janeiro, estaremos retornando as atividades, mas como eu disse, sempre com o plantão 24 horas atendendo a população em casos de emergência”. Ele frisa ainda que, no período de recesso e férias, onde as pessoas saem para viajar, é bom deixar alguém de contato, pois em caso de emergência possa acionar a Defesa Civil ou próprio Corpo de Bombeiros para estar fazendo o atendimento necessário.

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando