Escola Elias Graboski cria jardim sensório para as crianças

Espaço permite contato com elementos naturais ampliando percepção humana
13/11/2019 10:14

A direção da escola básica de período integral Elias Graboski, no bairro Vista Alegre, inaugurou nesta semana o “Jardim Sensório”, que vinha sendo planejado desde o final de 2017. O projeto contou com o envolvimento de todos os professores, de todos os funcionários e muitos parceiros. O preparo do terreno ficou por conta da Prefeitura de Rio Negrinho ,por meio da secretaria de Infraestrutura.

O jardim foi elaborado para que os professores possam trabalhar seus projetos do dia a dia, estimulando todos os sentidos da criança. “O jardim sensório foi pensado nos alunos. Eles ficam o dia todo na escola e precisam ter espaços diferenciados”, explica a diretora da escola, Marilei Gonçalves.

Segundo a diretora, havia espaço no terreno, um sonho e muita vontade. “Pensávamos em um lugar para além do que os olhos estavam acostumados a ver, que levasse nossas crianças a ter contato com elementos naturais por meio dos sentidos básicos da percepção humana”, esclarece Marilei.

No jardim foram pintadas as quatro estações do ano, onde os alunos participaram de um concurso para elaborar os desenhos e os classificados foram reproduzidos no muro. Cada parte do muro representa uma estação do ano com texturas e cores diferentes. “A gente pede que as crianças tirem o calçado para sentir o espaço. Eles querem sentir as texturas diferentes. O jardim provoca sensações diferentes”, afirma a diretora.

A aluna Fernanda Carolina Eckel, de 9 anos e estudante do 3º Ano, ajudou a puxar terra, areia e as pedras e também ajudou a pintar. “Quando eu entro no jardim sensório, eu sinto que tem amor e é muito legal”, conta Fernanda.

Escola integral

A EMEBI Elias Graboski está localizada no bairro Vista Alegre e, a partir de 2019, passou a oferecer ensino integral. Para isso, o então CAE (Centro de Atendimento ao Estudante) passou por ampla reforma interna e externa para abrigar as crianças. “Temos como meta a ampliação do ensino integral em Rio Negrinho, e com o Elias Graboski conseguimos avançar bastante nesta área”, ressalta o prefeito Julio Ronconi. “Somente em vagas no Ensino Integral, saltamos 278% ao longo de nossa gestão, passando de 148 vagas em dezembro de 2016 para 559 vagas em setembro de 2019”, completou ele.