Oficinas comunitárias preparam revisão do Plano Diretor

Objetivo é envolver toda a comunidade na construção e revisão do Plano Diretor de Rio Negrinho
07/11/2019 15:04

Tiveram início no dia 22 de outubro as oficinas comunitárias de revisão e atualização do Plano Diretor de Rio Negrinho. Para isso, os trabalhos são feitos de forma a atender todo o território da cidade, garantindo a participação direta da população no processo. O trabalho é coordenado pela Prefeitura de Rio Negrinho e conta com o apoio da Amunesc.

A revisão e atualização do Plano Diretor de Rio Negrinho teve início recentemente e contou como primeira etapa a realização da Audiência Pública no mês de agosto, marcando o início dos trabalhos, e em setembro aconteceu o Seminário preparatório intitulado “Pensar a Cidade”. “Agora será a vez das “Oficinas Comunitárias”, encontros que fazem parte da 2ª etapa da revisão do Plano Diretor. Essas oficinas garantem a participação direta da população e o objetivo é que os cidadãos colaborem com suas percepções sobre a realidade local, subsidiando a elaboração de um diagnóstico com os parâmetros das necessidades específicas de cada área”, explica o arquiteto e secretário de Habitação Tcharles Purin, que preside a comissão de revisão do Plano Diretor.

Conforme ele, considerando a importância da participação da sociedade, o grupo técnico operacional, com o aval do Conselho da Cidade, dividiu o município em setores urbanos e regiões rurais. “Estão previstas 13 Oficinas Comunitárias nas sedes urbanas e 9 nas regiões rurais. Todas essas oficinas serão realizadas ainda este ano” ressalta Tcharles.

Iniciado no dia 22 de outubro, os encontros acontecerão até o dia 5 de dezembro. Na área urbana serão realizados no período noturno com início às 19h, sempre às terças e quintas-feiras. Já na área rural o calendário prevê dias e horários diferenciados, de acordo com a região. “O grupo técnico operacional observou as especificidades de cada área para que cada cidadão, morador e trabalhador possa ajudar a Prefeitura conhecer melhor o território e construir propostas de futuro que atendam aos anseios da coletividade local”, explica o presidente da comissão de revisão.

Segundo a arquiteta e urbanista da Amunesc, Nathalia de Souza Zattar, “o objetivo dos encontros é ouvir a comunidade, conhecer os pontos positivos e negativos sobre a cidade observados pelos cidadãos e compreender o que eles esperam para Rio Negrinho para os próximos dez anos. Ao final de todas as reuniões comunitárias esperamos ter um diagnóstico da cidade na visão dos munícipes”, afirmou.

A Amunesc é responsável pela aplicação da metodologia dos processos de revisão do Plano Diretor nos municípios associados.

Forma de trabalho

Nos encontros são realizadas dinâmicas para identificar pontos de destaque, tanto positivos quanto negativos, além das ações futuras para alcançar a cidade idealizada. As informações que são coletadas nesses encontros servirão de base para a atualização do Plano Diretor Municipal, que é o instrumento básico de planejamento municipal, composto por diretrizes e regras orientadoras, sob os princípios estabelecidos em acordo com a participação da sociedade. “O planejamento é a base para as realizações. Participe e venha contribuir com o futuro de nosso município”, convida Tcharles.

Datas das oficinas URBANAS:

Data: 12/11/2019

Local: EMEB Prefeito Frederico Lampe

Rua Aracy Pinto Guilgen, s/n, São Pedro

Oficina Comunitária VIII:

Bairros Vila Nova e Industrial Sul.

Data: 19/11/2019

Local: Sede da Associação de Moradores, Vila Nova

Rua Martinho João de Souza, esq. Rua Carlos P. Linzmeyer

Oficina Comunitária IX:

Bairros Campo Lençol e Industrial Norte.

Data: 21/11/2019

Local: Centro de Integração Comunitário Ind. Norte

João Augustin, 27, Industrial Norte

Oficina Comunitária X:

Localidade de Serro Azul.

Local: EMEB Padre Dr. Tomas Gasser

Rodovia Sc 112, s/n, Serro Azul

Oficina Comunitária XI:

Localidade Volta Grande.

Local: Escritório do Subprefeito

Rua Bernardo Olsen Neto, 52, Volta Grande

Oficina Comunitária XII:

Bairro Vista Alegre.

Data: 03/12/2019

Local: Centro Comunitário

Rua Francisco Baum, esq. Rua João Moreira

Oficina Comunitária XIII:

Entidades do 2º e 3º setor social

Data: 05/12/2019

Local: Auditório do Instituto de Previdência - IPRERIO

Rua  Luíz Scholz, 337, Centro

Oficinas da área RURAL:

Oficina Comunitária B:

Localidade Colônia Olsen

Data: 11/11/2019

Salão da Igreja do São Pedro, das 19 h às 21 h.

Oficina Comunitária C:

Localidade Rio do Salto

Data: 18/11/2019

Local: Propriedade de Romeu Stiegler, das 19 h às 21 h.

Oficina Comunitária D:

Localidades Assentamento Três Rosas/ Assentamento Domingos de Carvalho/ Corredeiras.

Data: 26/11/2019

Centro Comunitário Domingos de Carvalho, das 9h00 às 11h00.

Oficina Comunitária E:

Localidade Assentamento Norilda da Cruz

Data: 26/11/2019

Local: Centro Comunitário, das 14h00 às 16h00.

Oficina Comunitária F:

Localidade Assentamento Edson Soibert

Data: 28/11/2019

Local: Centro Comunitário, das 9h00 às 11h00.

Oficina Comunitária G:

Localidades Assentamento Vassoura Branca/ Butiá

Data: 28/11/2019

Local: Centro Comunitário Butiá, das 14h00 às 16h00.

Oficina Comunitária H:

Localidades Rio Feio/ Pocinho

Data: 10/12/2019

Local: Igreja do Pocinho, das 19 h às 21 h.

Oficina Comunitária I:

Localidades Vila Áurea/ Rio Preto/ Boa Vista.

Data: 12/12/2019

Local: Escola Adélia da Luz Souza, das 19 h às 21 h.