Eu amo Rio Negrinho

Estudantes conhecem projeto Horta na Escola em Rio Negrinho

Centro de iniciação agroecológica foi instalado na escola Adélia da Luz
24/10/2019 10:50

Os estudantes da escola municipal de ensino básico integral Arnaldo de Almeida Oliveira, do bairro Industrial Sul, estiveram recentemente no Centro de Iniciação Agroecológica Adélia da Luz, na comunidade do Rio Preto, em Rio Negrinho. No local, eles participaram de aulas práticas do Projeto Horta na Escola, onde conheceram a parte da agroecologia e trabalharam  com a produção de mudas. A ação é desenvolvida pelas secretarias de Agricultura e Educação. 

De acordo com a técnica de agropecuária da Secretaria de Agricultura Karina Mateus, o projeto horta na escola conta com 16 escolas ativas, onde são atendidas e fornecidas as mudas. “A escola tem que estar em parceria e precisa atender os pré-requisitos. Nós visitamos a escola, fazemos levantamento e diagnóstico de área, para saber se pode ser implementado uma horta naquele local e depois fornecemos as mudas e também as sementes quando necessário”, descreve a técnica. 

Para Karina, por meio dessa parceria é possível trabalhar a horta como ferramenta pedagógica com os alunos, envolvendo o plantio, o cultivo e o cuidado com o solo. “Essa visita hoje da escola foi uma oportunidade das crianças conhecerem o sistema de produção e também estarem levando uma alface que a gente colheu na própria horta que foi produzida para os alunos”, explica a técnica.

Os frutos e as verduras são distribuídos para as escolas participantes e o restante que sobrar é fornecido para a população em geral, mas a prioridade do projeto é atender as escolas. “Nós queremos passar através desse projeto a participação do aluno em consonância com a agricultura, para eles poderem aprender as responsabilidades, como plantar e cuidar, ter senso de cooperação e coletividade com a equipe perante a uma horta”, conclui Karina.

Download das fotos em alta resolução
Carregando