Eu amo Rio Negrinho

Descarte irregular de material em Rio Negrinho

Material foi jogado às margens da rua Luiz Graff, no bairro Vila Nova
11/10/2019 07:56

Na semana passada, servidores da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente foram até a rua Luiz Graff, no bairro Vila Nova, realizar medições topográficas necessárias ao projeto de pavimentação da via. Para isso, tiveram que fazer uma pequena limpeza com relação a vegetação para ser possível realizar o trabalho, quando encontraram grande quantidade de lixo. 

Durante o serviço, os servidores encontraram várias embalagens de produtos químicos, duas televisões e um fogão jogados em meio a vegetação. As embalagens estavam com rótulos danificados - algumas sem o rótulo - dificultando a análise para descobrir a procedência dos produtos.

Por não saber os responsáveis pelo descarte incorreto, a Defesa Civil auxiliou na retirada dos materiais do local, os quais foram levados para o aterro  industrial do Município. Como todo o material destinado ao aterro industrial tem custo, o mesmo será pago com o recurso da Prefeitura de Rio Negrinho - recurso vindo da população - que poderia ser utilizado para outros fins.

Existem as empresas responsáveis que recebem esses materiais que não são destinados para a coleta seletiva, como por exemplo, a SBS Reciclagem Eletrônica, que aceita até sucatas. Para as embalagens de produtos químicos, a empresa consumidora é responsável para fazer a destinação correta das embalagens.

Para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente é lamentável que em um Município que tem acesso a coleta convencional e a coleta seletiva aconteça esse tipo de situação. “Essas pessoas devem ter mais consciência da destinação correta dos resíduos que produzem, pois todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se à todos o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, declara a secretária de Planejamento e Meio Ambiente Marlete Schroeder.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente salienta a importância de fiscalizar e denunciar o indivíduo ou a empresa que faz o descarte irregular de material, pois somente com a identificação é possível tomar as medidas cabíveis.

Download das fotos em alta resolução
Carregando