Prefeitura de Rio Negrinho premia projetos inovadores de professores

11/10/2019 07:07

Reconhecer os projetos inovadores dos professores da Rede Municipal de Ensino foi o objetivo principal do Ação Educação em Movimento, desenvolvido pela Prefeitura de Rio Negrinho e que contou com o apoio da UnC (Universidade do Contestado). Ao todo, 23 professores inscreveram seus projetos e cinco deles foram premiados, durante solenidade realizada na manhã de quarta-feira na Sociedade Musical.

O objetivo do projeto, conforme explica a secretária de Educação Darli Frota Tandalo, era dar destaque aos projetos desenvolvidos pelos professores em sala de aula e que contribuem para a formação das crianças. Pelo edital, poderiam participar do projeto ações nas áreas de Educação Financeira, Tecnologia Digital Educacional, Educação no Trânsito e Cidadania e Valores, nas categorias: educação infantil (creche), educação infantil Nível III e pré-escola, ensino fundamental (1°,2° e 3° anos), ensino fundamental (4° e 5° anos) e ensino fundamental (6° a 9° anos - ciências humanas e exatas).

Para Marilene Stroka, pró-reitora da UnC, a universidade foi procurada pela Secretaria de Educação para auxiliar no projeto. “Com a ideia de transformar a vida de crianças, esse projeto inovador da Secretaria de Educação foi prontamente abraçado, porque sabemos da importância de novos projetos na área”, destacou ela. “Foi emocionante ver a alegria deste trabalho por parte dos professores. Não foi um sacrifício para eles, mas sim um projeto muito prazeroso. Vemos que as crianças poderão transformar sua comunidade e transformar seus pais”, completou ela.

O prefeito Julio Ronconi falou da inovação do projeto, que visa reconhecer os professores que se destacam em suas áreas com a implantação de novas formas de ensinar. “Nosso objetivo com esse projeto era melhorar a Educação, encontrar novas formas de ensinar. E o resultado desse projeto mostra que é possível fazermos uma educação diferente”, explicou ele.

Julio ainda disse que muitos professores querem o reconhecimento por seus trabalhos. “Mas nem sempre é apenas financeiro, eles querem ser reconhecidos por aquilo que fazem de forma diferenciada em suas escolas, e por meio deste projeto queremos dar destaque a eles. Tenho certeza que esse projeto inovador colocará Rio Negrinho em destaque estadual e nacional”, complementou ele.

Premiados

Ao final do evento, foram anunciados os premiados. Na categoria Educação Infantil Nível III e Pré-escola, a vencedora foi a professora Aparecida José Pereira da Silva Brusky, da escola Arnaldo de Almeida Oliveira, com o projeto “Trânsito divertido: aprendendo brincando”.

Também na categoria Educação Infantil Nível III e Pré-escola, a professora Ligia Purin da Costa Lobo Pavarin, do CMEI Espaço Criança, venceu com o projeto “A natureza em observação”.

Na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais (ciclo de alfabetização), a professora Silvana Aparecida Taborda, da escola Menino Jesus, foi premiada pelo projeto “Educação Financeira: uma questão social”.

Na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais foi premiada a professora Elaine Martins, da escola Quiliano Martins, pelo seu projeto “Brinquedos e Brincadeiras: Modernidade x Antiguidade. Quer brincar comigo?”

E por fim, na categoria Ensino Fundamental Anos Finais, a professora Monica Miranda, da escola Selma Teixeira Graboski, foi a vencedora com o projeto “VIII de Março: Direitos sem Gênero”.

Palestra Musical

Durante o evento, o palestrante Daniel Petreça realizou uma palestra musical, com o objetivo de trabalhar a autoestima dos professores e demais profissionais da Educação de Rio Negrinho.