Prefeitura lança o programa Avança Rio Negrinho

Estão previstas obras e ações em todas as áreas, com investimentos superiores a R$ 25 milhões
27/09/2019 13:25

A Prefeitura de Rio Negrinho lançou nesta quinta-feira (26) o programa Avança Rio Negrinho, que prevê obras e ações em todas as áreas da administração pública municipal e que contará com investimentos superiores a R$ 25 milhões. O principal destaque do programa é a pavimentação asfáltica de 35 ruas consideradas prioritárias para o desenvolvimento da cidade.

O lançamento do programa foi realizado na Sociedade Municipal, quando o prefeito Julio Ronconi falou sobre o trabalho que será realizado. “Vamos transformar Rio Negrinho num canteiro de obras nos próximos meses. Teremos obras e melhorias em todas as regiões”, ressaltou Julio. “Será o maior pacote de obras da história da cidade”, completou ele.

Para o programa, o prefeito fez um amplo trabalho junto às secretarias para estabelecer ações prioritárias e executáveis. Além disso, contará com recursos de emendas parlamentares só agora liberadas, e de financiamentos como o programa Avançar Cidades, do Governo Federal.

“Queríamos ter iniciado muitas destas coisas muito antes, mas somente agora os recursos foram liberados. Foi um trabalho bastante burocrático nos últimos meses, cadastrando projetos e buscando o apoio de deputados. Felizmente agora tais valores serão liberados e teremos a possibilidade dar um salto no desenvolvimento da nossa cidade”, observou o prefeito.

Confira as principais ações que serão realizadas:

Desenvolvimento Econômico e Turismo

- Elaboração de projeto de lei de incentivos fiscais e econômicos para empresas via cota parte municipal de retorno de ICMS.

- Criação de um novo condomínio industrial no Bairro Industrial Norte.

- Start do programa SC Bem Mais Simples do governo do Estado.

- Execução do sistema antipó em diversas ruas da cidade.

- Pavimentação Asfáltica em várias ruas da cidade.

Augusto Gneiding

Henrique Schwarz

Padre Luiz Gonzaga sTeiner

João Augustin

- Pavimentação Comunitária de vias públicas com aplicação de lajotas ou pavimentação asfáltica ou concreto usinado com fibra em regime de mutirão entre a Prefeitura de Rio Negrinho e moradores/proprietários.

- Entrega da obra da Creche do bairro Quitandinha

- Desinterdição do CMEI Espaço Criança

- Reforma e ampliação do CMEI São Pedro

- Reforma e ampliação da Secretaria Municipal de Educação

- Distribuição de uniforme escolar para alunos para Rede Municipal de Ensino

Habitação e Promoção Social

- Criação e execução do “Programa Construindo o Amanhã", com a entrega de 23 lotes no bairro Campo Lençol para famílias cadastradas junto ao programa habitacional

Administração

- Modernização do sistema da Prefeitura de Rio Negrinho, com o objetivo de desburocratizar processos

- Realização de concurso público

- Ampliação do cemitério e construção de mais um módulo do vertical.

- Criação de uma Sala de Situação

Planejamento e Meio Ambiente

- Construção da Praça no Centro Cívico.

- Construção da Vitrine Móveis Cimo.

- Construção da ponte da Localidade de Rio Feio.

- Revisão do Plano Diretor.

- Adequações das unidades básicas de saúde (acessibilidade e vigilância sanitária) .

- Elaboração do Estacionamento Rotativo.

Saúde

- Intensificação das ações do Programa Saúde na Escola, especialmente a triagem auditiva e visual.

- Criação do Projeto do Ambulatório de Saúde da Mulher.

- Sala de situação/Observatório de gestão em parceria com Informática.

- Atendimento todos os sábados pela manhã em outubro pra coleta do Preventivo e Vacinações.

- Mutirão para exames e cirurgias

Assistência Social

- Aquisição de veículo para utilização da Equipe Volante do CRAS no atendimento aos assentamentos e Distrito de Volta Grande.

- Implantação do Projeto Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes

- Estudo da viabilidade de implantação do Projeto Família Acolhedora para Idosos e Pessoas com Deficiência.

- Instalação de cinco academias ao ar livre nos bairros.

- Pintura das quadras dos Ginásios de Esportes José Brusky Junior e Ivo Linzmeyer (Ratinho).

- Abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Campo

Cultura

- Elaboração do Plano Municipal de Cultura como ferramenta de gestão para os próximos 10 anos.

- Pontos de Cultura nos bairros.

- Instituição da Livraria Solidária.

- Oficinas de capacitação para os agentes culturais.

- Fórum de Cultura.

- Feiras de artesanato.

Subprefeitura

- Construção do Parque esportivo e de lazer no Distrito de Volta Grande.

- Projeto Florir Volta Grande;

Samae

- Contratação de empresa para execução de bases e compra de novos reservatórios de água na região do Briskão, na região do aeródromo no Barro Preto e Rio do Salto, e na localidade de Colônia Olsen, Rio Casa de Pedra e Vila Áurea.

- Contratação de empresa para implantação de sistema de georreferenciamento das redes de água e esgoto de Rio negrinho.

- Implantação da rede coletora de esgoto sanitário nas ruas que serão contempladas com pavimentação asfáltica.

- Autoriza a abertura de processo licitatório para ampliação do sistema produtor de água tratada em Rio Negrinho, garantindo que pelos próximos 30 anos ocorra a coleta e tratamento de água para toda a população.