Grupos da Terceira Idade incluídos nas mídias digitais

Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Rio Negrinho promove a inclusão digital de idosos
25/09/2019 10:02

A Prefeitura de Rio Negrinho desenvolveu pelo segundo ano o curso de Inclusão Digital na Terceira Idade. Esse projeto teve início ano passado, com a parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social.

Ele é realizado uma vez ao ano e envolve os grupos de convivência da Terceira Idade, divididos em duas turmas de, aproximadamente, 30 pessoas. Realizado em dois dias da semana — às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h — escolhidos pelos próprios participantes, o curso conta com duração de 16h (8 aulas), no laboratório de Informática da Secretaria de Educação. “Visa ensinar aos participantes a usar a tecnologia no seu dia a dia”, explica Jardel Denis Berti, diretor do Departamento de Informática da Secretaria de Educação.

Os temas abordados são: funcionamento do computador e interação deles com a máquina, conceitos básicos da internet e dicas de segurança (como se comportar na internet, cuidados que devem ter para não cair em um golpe). O curso é voltado tanto para o uso do computador quanto para o uso do celular.

No final do curso, os participantes recebem um certificado de participação. “É uma experiência gratificante poder ajudar eles a fazer parte desse universo digital e utilizar a tecnologia ao seu favor”, declara Berti.