Eu amo Rio Negrinho

Festival de Natação reúne alunos da oficina de iniciação esportiva

Cerca de 350 crianças participam das atividades oferecidas pela Prefeitura de Rio Negrinho
10/12/2018 09:37

No sábado, a Prefeitura de Rio Negrinho promoveu o Festival de Natação. Realizado na Sociedade Musical, o evento reuniu os alunos que participam da oficina de natação, organizada pelo Departamento de Iniciação Esportiva e Artística da Secretaria de Educação. O projeto beneficia gratuitamente cerca de 350 alunos na faixa etária de 6 a 15 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino do 1º ano ao 9 º ano.

Durante a manhã, os alunos puderam mostrar aos pais os avanços que tiveram ao longo do ano nas piscinas. Para a secretária de Educação Darli Frota Tandalo, o objetivo das oficinas é proporcionar diferentes formas de vivência, movimentos e deslocamentos no meio aquático, visando o aprimoramento e a prática saudável de uma atividade física.

Para o prefeito Julio Ronconi, é papel da Prefeitura de Rio Negrinho incentivar a prática esportiva e para isso, vem ampliando as oficinas de iniciação esportiva e pedagógica na cidade, que já envolvem mais de 2.500 crianças nas mais variadas atividades. “Estamos investindo fortemente na Educação e no Esporte, através das oficinas. Não queremos formar atletas de elite, mas sim permitir que no contraturno escolar as crianças possam ter uma atividade saudável e que lhe dará mais qualidade de vida”, frisou o prefeito.

 

As oficinas

Oferecer uma atividade artística ou esportiva no contratuno escolar é um dos principais objetivos da Prefeitura de Rio Negrinho através das oficinas mantidas pela Secretaria de Educação e pela Fundação Municipal de Esportes. Neste ano, as modalidades foram ampliadas e atualmente 2.500 alunos da Rede Municipal participam de atividades como dança, natação, futsal, tênis de mesa, teatro e banda, handebol, karatê, futebol de campo, entre outras.

Mais que ocupar os estudantes, as oficinas aprimoram o desenvolvimento psicomotor e social da criança e do adolescente com visão de que a educação é a maneira mais eficaz para moldar os valores, atitudes, comportamentos e habilidades que capacitarão indivíduos a agirem de acordo com uma ética socialmente reconhecida como saudável.

A determinação para ampliar o número de oficinas pedagógicas em Rio Negrinho partiu do prefeito Julio Ronconi. “Era necessário oferecer algo a mais aos nossos estudantes, para o período que não tivessem em sala de aula, e as oficinas pedagógicas são um dos melhores instrumentos para isso”, analisa ele.

A ampliação teve início no começo de 2017, inicialmente com o levantamento de quais modalidades de oficina teriam maior demanda de alunos. Para isso, uma pesquisa foi feita com todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, que responderam suas preferências e, com base no questionário, observou-se quais suas preferências.

Download das fotos em alta resolução
Carregando