Eu amo Rio Negrinho

Estão abertas as inscrições para o 6º Festival Estudantil da Canção

Músicas estrangeiras, nacionais e autoria própria prometem encantar o público neste mês
07/11/2018 13:54

Incentivar as apresentações dos novos talentos musicais do município, promovendo ainda a integração com as festividades do Natal Encantado. Esse é o objetivo buscado pelo 6º Festival Estudantil da Canção, intitulado “Voz e Violão”, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação e pela Fundação Municipal de Cultura. O evento que é aberto para as redes municipal, estadual e privada, avaliará os concorrentes nas modalidades mirim, infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto. O festival ainda conta com duas etapas: a pré-seleção, com inscrições até sexta-feira (09), que ocorre nas unidades de ensino, e após a escolha dos representantes, o encaminhamento de documentos pelos responsáveis da instituição para a etapa final, com prazo até o dia 16, para a Escola de Música Professor Valdeci Maia.

Para a participação no evento, o concorrente deverá cantar uma música estrangeira, nacional ou de autoria própria utilizando somente o violão como instrumento para acompanhamento. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá indicar a forma como irá se apresentar, sendo livre a escolha em cantar integrando a música o violão ou convidar outro violonista para acompanhá-lo. Os participantes ainda devem redobrar a atenção para as modalidades, que são: mirim (5 a 6 anos); infantil (07 a 10 anos); infanto juvenil (11 a 14 anos); juvenil (15 a 17 anos) e adulta (acima de 18 anos). Os concorrentes da categoria adulto também devem estar matriculados em alguma instituição de ensino do município.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura Adilson Figueiredo, o festival vem anualmente se consolidando no município pelo incentivo as práticas artísticas da cidade. “Queremos continuar proporcionando aos participantes a rica oportunidade de executarem apresentações artísticas através da prática musical para toda a comunidade rio-negrinhense”, relata.

A pré-seleção é feita onde o aluno é matriculado seguindo os critérios internos da própria instituição. Somente os vencedores dessa etapa inicial passam para a próxima etapa. Na apresentação da etapa final, que ocorre em um palco em frente ao Pavilhão dos Imigrantes, os participantes serão avaliados pela afinação vocal, ritmo, interpretação musical e fidelidade à letra por jurados escolhidos pela equipe de organização. O resultado será divulgado ao término da etapa final. Todos os participantes receberão certificado de participação. Cada categoria vai premiar até o terceiro lugar, sendo para cada um destes classificados a entrega de um certificado e um prêmio surpresa. Em caso de empate, os juízes estabelecerão que os concorrentes cantem um trecho de uma música de livre escolha “a capella” para avaliar qual possui a melhor afinação vocal.

 

Equipamentos nas apresentações

Durante a realização das duas etapas, só serão permitidas apresentações com violão elétrico de seis cordas de nylon ou de aço. Na pré-seleção, realizada nas instituições de ensino, o uso do instrumento será de responsabilidade do participante ou da unidade que estiver promovendo a seletiva interna. Já na etapa final será disponibilizado um violão elétrico de seis cordas de nylon e um violão elétrico de seis cordas de aço para os concorrentes e os acompanhantes. O microfone, o cabo do violão bem como a sonorização durante a realização da etapa final, será o mesmo utilizado por todos os participantes em todas as categorias, sendo também igual à equalização na mesa de som.

 

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando