Saúde realizará 1º Workshop de Seleção do Prêmio Inovação e Boas Práticas

No encontro serão apresentadas ações inovadoras desenvolvidas nas unidades de saúde
07/11/2018 09:37

Na próxima sexta-feira (09), acontecerá o 1º Workshop de Seleção do Prêmio Inovação e Boas Práticas de Saúde em Rio Negrinho, desenvolvido pela Prefeitura de Rio Negrinho. A iniciativa visa estimular os profissionais de saúde a divulgarem os trabalhos lúdicos que promoveram o interesse da comunidade nos bairros. Conscientização de perda de peso, doenças crônicas e coleta do exame preventivo estiveram entre os projetos desenvolvidos em canções, peças teatrais e dinâmicas. O encontro ocorrerá no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl, a partir das 9h30, com a presença de secretários, vereadores, agentes de Mafra e membros da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho.

Segundo Fabiana da Luz, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, as unidades de saúde são constantemente incentivadas a realizar trabalhos diferenciados. “Uma música, por exemplo, pode trazer muitos benefícios sobre como se proteger de doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes”, ressalta. “O que percebemos é que existem muitos trabalhos relevantes que poderiam ser inscritos em concursos e não são”. Para solucionar esse problema, a Secretaria de Saúde criou o workshop como forma de habituar os profissionais a escrita científica e a apresentação desses projetos.

Para inscrição dos trabalhos, os profissionais  tiveram que desenvolver justificativas, mostrar qual metodologia foi utilizada e apontar os resultados obtidos. “É uma forma de escrita bem comum na universidade que acaba se perdendo com a correria do dia a dia e pela falta de prática”, lamenta. “Entre os trabalhos enviados, selecionamos aqueles que atenderam os quesitos de inovação e por apresentar essa linguagem científica”. Com isso, cerca de 14 projetos serão apresentados por representantes das unidades, tendo a premiação dos três classificados ao final do dia.

Para a avaliação dos projetos foram convidados uma diretora de uma unidade escolar, um professor da Universidade do Contestado (UnC) e uma terapeuta ocupacional. “Procuramos trazer profissionais de fora das unidades de saúde para que pudessem analisar e dar sugestões de novos trabalhos aos profissionais”, frisa Fabiana. “Para promover mais ações como essas, pretendemos trazer futuramente um professor para ensiná-los como montar outros projetos para os concursos”.

Programação das apresentações

- 09h30 Solenidades de abertura

- 10h00 Projeto “Olhar do Bem”;

- 10h20 Projeto “Intervenção Multidisciplinar para Redução de Tabagismo na ESF Vista Alegre”;

- 10h40 Projeto “O Desafio da Implantação de Auriculoterapia na ESF Campo Lençol”;

- 11h00 Projeto “Mãe que cria, mente alivia”;

- 13h00 Projeto “Balada do ESF Quitandinha - uma parceria UESF, escola e comunidade contra IST’s”;

- 13h20 Projeto “Relato de Experiência: Intervenções para aumentar a adesão ao exame de preventivo do colo de útero das usuárias - ESF Industrial Norte”;

- 13h40 Projeto “Tempo para Si - Atenção à Saúde Mental do Trabalhador”;

- 14h00 Projeto “Grupo Fuxiqueiras - Contexto Social”;

- 14h20 Projeto “Reabilitação Oral em Paciente com Doenças Crônicas”;

-  14h40 Projeto “Gestão de Filas de Espera no Centro Integrado de Saúde”;

- 15h00 Café;

- 15h20 Projeto “Desafio Pró- Saúde”;

- 15h40 Projeto “Ambiência , Acolhimento e Promoção da Saúde”;

- 16h00 Projeto “Construindo o Amanhã”;

- 16h20 Projeto “Experiência de Implantação do INTO - Índice de Necessidade de Tratamento -Odontológico: Uma Nova Abordagem para controle de cárie com impacto positivo na saúde bucal”.