Crianças da pré-escola fazem passeio de Maria Fumaça

Atividade foi em comemoração à Semana da Criança, e envolveu 370 crianças da rede municipal
11/10/2018 16:01

O dia 11 de outubro de 2018 vai ficar gravado na mente de 370 crianças da Rede Municipal de Ensino matriculadas nas pré-escolas em Rio Negrinho. Elas participaram de um passeio de Maria Fumaça, organizado pela Prefeitura e custeado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Na estação de embarque, a empolgação era visível nos rostos das crianças, acompanhadas de mães e pais apreensivos na plataforma de embarque.

A pequena Lara, de 6 anos e estudante do CMEI Espaço Criança, era só empolgação. Segundo seus pais Jonas Reinert e Bruna Denk, a filha só falava disso. “Ela estava bastante ansiosa, não via a hora de ir no passeio”, relatou o pai. Elenice Kosmala, mãe de Fernanda, também de seis anos e estudante da CMEI Tempo Feliz, também falou que a filha estava bastante ansiosa para fazer o primeiro passeio de Maria Fumaça. “Ela queria muito ir”, disse.

O pequeno Victor, também com seis anos, foi outro que quase nem dormiu à noite, à espera do passeio de trem. “Estava a semana inteira contando os dias para vir”, contou a mãe Daniele Correa. Já Isarina Camargo, mãe de Glasiane, estudante da Escola Menino Jesus, estava apreensiva. “Eu tenho muito medo disso, de andar de trem”, relatou a apreensiva mãe, enquanto acenava para a filha que era só sorrisos na janela do trem.

Projeto

Conforme a secretária de Educação Darli Frota Tandalo, o passeio de trem faz parte de um projeto que nasceu dentro do CMEI Espaço Criança, no bairro São Rafael, incentivando as crianças a conhecerem sobre trens e a Maria Fumaça. O projeto incluiu ainda visita ao Museu Ferroviário, situado junto à estação ferroviária de Rio Negrinho, e o passeio de Maria Fumaça, dado como cortesia para todos os alunos matriculados na Pré-Escola de Rio Negrinho. “Queremos agradecer a ABPF pelo passeio, vai ficar na lembrança das nossas crianças para sempre”, ressaltou a secretária.

Presente no embarque, o prefeito Julio Ronconi conversou com pais e crianças, e dividiu com eles a empolgação do momento. “É um passeio fantástico, que temos o prazer de ter aqui em Rio Negrinho. Muitos daqui não conhecem as belezas e atrativos turísticos que temos em nossa cidade e essa é uma oportunidade excelente para nossas crianças”, ressaltou o prefeito.