Grupra receberá subvenção da Prefeitura de Rio Negrinho

Objetivo é definir um plano de ações para minimizar os casos de animais abandonados na cidade
14/03/2018 10:49

Na noite de terça-feira foi realizada reunião entre a Prefeitura de Rio Negrinho e a Grupra, com o objetivo de definir um plano de ações para minimizar os casos de animais abandonados na cidade. Além disso, a Prefeitura repassará R$ 10 mil à entidade, para que ações sejam colocadas em prática.

Durante a reunião, o prefeito Julio Ronconi ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Grupra em Rio Negrinho, mas falou da necessidade de se estabelecer um planejamento, para que os casos de animais abandonados tenha fim um dia. “Esse é um problema que ocorre há 100 anos em Rio Negrinho, e que não conseguiremos resolver em um ano”, destacou ele. “Se não houver um planejamento, estaremos apenas enxugando gelo, nunca terá fim”, reforçou.

Uma das ações que serão desenvolvidas pela Grupra será a chipagem dos animais doados, com o objetivo de facilitar a identificação pelos proprietários em caso de fuga. Além disso, outras ações estratégicas de curto, médio e longo prazo serão planejadas em conjunto entre entidade e Prefeitura.

Parceria com Unisociesc

A Prefeitura de Rio Negrinho já mantém parceria com curso de Medicina Veterinária da Unisociesc de São Bento do Sul. A universidade já vem realizando um levantamento da população de animais de rua em Rio Negrinho, com o objetivo de ter dados quantitativos. O trabalho não tem custos para a Administração Municipal, e ocorre através de cooperação mútua. Pela parceria, ações educativas, planejamento e até mesmo castrações deverão ocorrer em solo rio-negrinhense.

Além disso, os estudantes da Unisociesc atuam junto às escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de realizar palestras sobre os cuidados com os animais e a posse responsável, evitando que mais animais sejam soltos nas ruas de forma irresponsável. “Trabalhar com as crianças é fundamental para mostrarmos para a sociedade os problemas que o abandono de animais representa, e essa parceria será fundamental para atingirmos o máximo de pessoas possíveis”, ressaltou Julio.