Rio Negrinho recebe Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo

09/03/2018 07:45

A noite de quarta-feira, 07, foi marcada pela entrega oficial dos três Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) aos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá, e mais a entrega do Plano Regional. A apresentação foi conduzida pelo consultor do Sebrae SC, Carlos Cappelini, focada no Plano Regional, trazendo as etapas executadas em oito meses de trabalho na região, com estudo preliminar, diagnóstico e apresentação dos resultados.

“Os resultados trazem toda parte estratégica que foi construída, a definição das ações tanto dos planos municipais como do regional, com todo detalhamento de cada ação e prazos”, contou. Também foram realizadas as entregas do mapa conceitual, que é uma síntese para monitoramento da atividade, e do aplicativo, focado na gestão e monitoramento da execução das atividades para cada um dos municípios e para o Plano Regional.

O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Jonathan Roger Linzmeyer, destacou que “a semente está sendo plantada para que futuramente possamos ver São Bento do Sul e região se transformar em uma grande referência no turismo”. A Acisbs apoia o desenvolvimento do Plano do município, desempenhando um papel fundamental no incentivo às atividades turísticas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, falou da parceria público-privada que se estabeleceu em São Bento do Sul e da visão estratégica de ações de longo prazo. “Como gestão pública estamos apostando nesse novo eixo da economia. Focando na expansão da matriz com novos empreendimentos, na geração de emprego e renda” frisou.

A entrega dos Planos contemplou ainda, a disponibilização de um mapa digital, no formato do Google MyMaps, que traz propostas de roteiros a serem criados na região, entre eles: de aventura, cultural, de pesca, delícias gastronômicas e artigos de lar, que são percursos da região que integram os atrativos ligados a cada uma das rotas, com os equipamentos que dão suporte a visitação turística.

Entre ações alinhadas para Rio Negrinho, constam ações de curto prazo que já estão acontecendo, como é o caso das capacitações e sensibilizações. “Já foram coletadas as demandas junto aos gestores das empresas, e agora, acontece a busca pela possibilidade da oferta dessas temáticas”, contou Capellini. Também está sendo projetada a realização de cursos e palestras sobre a atividade do cicloturismo. A criação dos selos “Eu apoio o turismo” para identificação de empresários da cadeira produtiva do turismo, e o selo “Amigo do turista”, para sensibilizar o comércio e fomentar empreendimentos que mesmo não fazendo parte direta do turismo, possam contribuir para o atendimento dos visitantes.

Quanto às ações de médio prazo, estão atividades voltadas a criação de um sistema de informações, tanto para planejamento como gestão da parte turística. “Não servirá apenas para o poder público, mas também para investidores, que sentem interesse pela região. A orientação é para construir uma plataforma aberta, que permita ações de incentivo à inovação e tecnologia” destacou o consultor. Porém, trata-se de uma ação que demanda grande investimento e conhecimento, exigindo um tempo maior de execução. A longo prazo foram definidas ações de infraestrutura acessível aos atrativos turísticos.

Para Cappelini, a região tem sim grande capacidade de se tornar um importante destino turístico, pois a forma integrada com que está se tratando o turismo, contribui para esse diferencial. “O clima, as paisagens, o patrimônio histórico e cultural, os saberes e fazeres, os artesanatos, cria uma atratividade que junto com a execução de todas as ações tornará a região em um dos grandes destinos turísticos do sul do Brasil” destacou.

Entrega ao prefeito

Participaram da solenidade na Acisbs o secretário de Desenvolvimento Econômico Leandro Liberato e a coordenadora de Turismo de Rio Negrinho, Raquel Bacic Gehring. Eles receberam o material e o repassaram ao prefeito Julio Ronconi, que destacou a importância do planejamento para que ações turísticas saiam do papel. “Com o planejamento sabemos quais etapas temos que seguir para atingirmos os objetivos. Vamos tratar isso agora dentro da Câmara Temática do Turismo do DEL (programa de Desenvolvimento Econômico Local”, observou ele.