Eu amo Rio Negrinho

Rio Negrinho recebe Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo

A apresentação foi conduzida pelo consultor do Sebrae SC, Carlos Cappelini, focada no Plano Regional, trazendo as etapas executadas em oito meses de trabalho na região, com estudo preliminar, diagnóstico e apresentação dos resultados
09/03/2018 07:45

A noite de quarta-feira, 07, foi marcada pela entrega oficial dos três Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) aos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá, e mais a entrega do Plano Regional. A apresentação foi conduzida pelo consultor do Sebrae SC, Carlos Cappelini, focada no Plano Regional, trazendo as etapas executadas em oito meses de trabalho na região, com estudo preliminar, diagnóstico e apresentação dos resultados.

“Os resultados trazem toda parte estratégica que foi construída, a definição das ações tanto dos planos municipais como do regional, com todo detalhamento de cada ação e prazos”, contou. Também foram realizadas as entregas do mapa conceitual, que é uma síntese para monitoramento da atividade, e do aplicativo, focado na gestão e monitoramento da execução das atividades para cada um dos municípios e para o Plano Regional.

O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Jonathan Roger Linzmeyer, destacou que “a semente está sendo plantada para que futuramente possamos ver São Bento do Sul e região se transformar em uma grande referência no turismo”. A Acisbs apoia o desenvolvimento do Plano do município, desempenhando um papel fundamental no incentivo às atividades turísticas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, falou da parceria público-privada que se estabeleceu em São Bento do Sul e da visão estratégica de ações de longo prazo. “Como gestão pública estamos apostando nesse novo eixo da economia. Focando na expansão da matriz com novos empreendimentos, na geração de emprego e renda” frisou.

A entrega dos Planos contemplou ainda, a disponibilização de um mapa digital, no formato do Google MyMaps, que traz propostas de roteiros a serem criados na região, entre eles: de aventura, cultural, de pesca, delícias gastronômicas e artigos de lar, que são percursos da região que integram os atrativos ligados a cada uma das rotas, com os equipamentos que dão suporte a visitação turística.

Entre ações alinhadas para Rio Negrinho, constam ações de curto prazo que já estão acontecendo, como é o caso das capacitações e sensibilizações. “Já foram coletadas as demandas junto aos gestores das empresas, e agora, acontece a busca pela possibilidade da oferta dessas temáticas”, contou Capellini. Também está sendo projetada a realização de cursos e palestras sobre a atividade do cicloturismo. A criação dos selos “Eu apoio o turismo” para identificação de empresários da cadeira produtiva do turismo, e o selo “Amigo do turista”, para sensibilizar o comércio e fomentar empreendimentos que mesmo não fazendo parte direta do turismo, possam contribuir para o atendimento dos visitantes.

Quanto às ações de médio prazo, estão atividades voltadas a criação de um sistema de informações, tanto para planejamento como gestão da parte turística. “Não servirá apenas para o poder público, mas também para investidores, que sentem interesse pela região. A orientação é para construir uma plataforma aberta, que permita ações de incentivo à inovação e tecnologia” destacou o consultor. Porém, trata-se de uma ação que demanda grande investimento e conhecimento, exigindo um tempo maior de execução. A longo prazo foram definidas ações de infraestrutura acessível aos atrativos turísticos.

Para Cappelini, a região tem sim grande capacidade de se tornar um importante destino turístico, pois a forma integrada com que está se tratando o turismo, contribui para esse diferencial. “O clima, as paisagens, o patrimônio histórico e cultural, os saberes e fazeres, os artesanatos, cria uma atratividade que junto com a execução de todas as ações tornará a região em um dos grandes destinos turísticos do sul do Brasil” destacou.

 

Entrega ao prefeito

Participaram da solenidade na Acisbs o secretário de Desenvolvimento Econômico Leandro Liberato e a coordenadora de Turismo de Rio Negrinho, Raquel Bacic Gehring. Eles receberam o material e o repassaram ao prefeito Julio Ronconi, que destacou a importância do planejamento para que ações turísticas saiam do papel. “Com o planejamento sabemos quais etapas temos que seguir para atingirmos os objetivos. Vamos tratar isso agora dentro da Câmara Temática do Turismo do DEL (programa de Desenvolvimento Econômico Local”, observou ele.

Download das fotos em alta resolução
Carregando