Assinado convênio para projeto de macrodrenagem

Ação criará planejamento para projetos de redução das enchentes na cidade
04/12/2017 08:34

Nesta quinta-feira à tarde, dia 30, foi assinado o convênio entre Prefeitura de Rio Negrinho e Governo do Estado, que destinará R$ 305 mil para a elaboração do Plano de Macrodrenagem do município. Do valor total, R$ 260 mil são do Estado, através de emenda parlamentar do deputado Patrício Destro, e o restante é contrapartida do município. O plano será o responsável em apontar, de forma técnica, quais as ações necessárias para minimizar os efeitos de alagamentos e enchentes em Rio Negrinho.

O ato contou com a presença do prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi, do vice Roberto Albuquerque, do secretário de Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra Abel Schroeder, membros da comunidade e secretários da Prefeitura de Rio Negrinho. Durante o ato, o secretário regional reconheceu o empenho do prefeito rio-negrinhense, que há dois anos batalha para a liberação dos valores. “O Julio em 2015 quando foi deputado iniciou a busca por estes recursos”, recordou Abel. “Isso é importante para Rio negrinho e o prefeito está de parabéns por conseguir isso. Quando se fala de buscar recursos, não é apenas sair por aí achando que vai conseguir. Tem que levar projetos, e esse projeto Rio Negrinho tem”, ressaltou ele. Para Abel, que também é rio-negrinhense, é motivo de orgulho poder firmar este convênio, que permitirá que finalmente Rio Negrinho tenha um estudo que aponte soluções para os problemas das enchentes.

Julio, durante o ato, lembrou do trabalho árduo que foi conseguir a liberação dos recursos, que há tempos vinha batalhando. “Quando estive em Florianópolis terça-feira, e recebi a notícia que conseguimos descentralizar os recursos, eu quase chorei. Foi uma emoção muito grande conseguir este projeto. Há dois anos estamos atrás disso aqui. Desde que entramos na Assembleia Legislativa, essa foi nossa bandeira, que nós íamos lutar pelo projeto de macrodrenagem”, ressaltou ele.

O prefeito falou ainda de seu trabalho, buscando realizar ações que de fato sejam benéficas para a comunidade. “Para mim é uma satisfação enorme estar assinando este termo. Nós viemos para fazer diferente, para que as pessoas juntas consigam transformar a cidade de Rio Negrinho. O nosso objetivo é fazer com que a cidade cresça, que os projetos saiam do papel”, destacou ele, que agradeceu ainda ao secretário de Estado Murilo Flores, que foi um dos responsáveis em acompanhar e conseguir a liberação dos recursos, e também ao deputado estadual Patrício Destro, que cedeu sua vaga para que Julio assumisse como deputado e fizesse a emenda parlamentar para liberação dos recursos. “Este que era um dos nossos grandes objetivos está se tornando realidade. Isso aqui não é uma obra, daqui vão sair as autorizações para as obras que o estudo vai apontar. É esse planejamento que vai dizer quais são as obras necessárias e com base nisso é que vamos conseguir os recursos para realizar as obras estruturantes que Rio Negrinho precisa”, explicou o prefeito.  “Rio Negrinho precisa se desenvolver, e se conseguirmos reduzir drasticamente os problemas das enchentes, podem ter certeza que nosso sucesso será muito maior”, encerrou Julio.