Eu amo Rio Negrinho

Saúde promove a participação popular no planejamento de ações

29/11/2017 14:42

Entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro, membros da equipe de planejamento da Secretaria de Saúde de Rio Negrinho têm realizado visitas nos postos para conversar com as associações de moradores acerca do Planejamento Municipal de Saúde. A ação antecipa a audiência pública do Plano Municipal de Saúde, marcada para o dia 12 de dezembro na Câmara de Vereadores.

Conforme a gestora de Planejamento Estratégico Maria Luciana Biondo Silva, o objetivo é complementar o diagnóstico com a percepção dos cidadãos, que são os usuários do serviço Ela diz que a Secretaria tem incentivado e cooperado para que ocorra a coprodução na saúde pública. “A Secretaria solicitou que os membros do Conselho Municipal se reúnam com os seus representados com o objetivo de trazer contribuições para o planejamento. Muitas das questões apresentadas pelos usuários e seus representantes já haviam sido detectadas em nosso diagnóstico. Contudo, surgiram demandas que não são ações a serem realizadas especificamente por esta secretaria, mas que afetam o resultado das nossas, e que serão levadas para a análise dos demais membros da equipe de planejamento, e posteriormente para as secretarias responsáveis em um trabalho de intersetorialidade”, explica Luciana.

Pela primeira vez a Secretaria adota a metodologia de planejamento estratégico, que foi uma inovação trazida pela secretária de Saúde Fátima Afonso, e apoiada pelo prefeito Júlio Ronconi. A implantação da metodologia é conduzida pela gestora Luciana, que veio para Rio Negrinho por meio do programa "Qualifica - Mandato de Excelência”, e Fundação ENA, programa este que foi uma conquista para o município.

Segundo a gestora, o planejamento propicia melhor utilização dos recursos existentes, convergindo forças em prol de uma mesma visão, permitindo que a saúde tenha um melhor desempenho sem onerar mais o contribuinte. “A Secretaria realizou ações de benchmarking durante o processo, e para evitar despesas com diárias, combustível, e tempo de deslocamento, optou por realizar videoconferências, o que é um exemplo de melhor utilização dos recursos públicos gerando economia, sem comprometer o desempenho”, analisa Luciana.

A Secretaria realizará no dia 12 de dezembro, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores, Audiência Pública onde ocorrerá a apresentação do Plano Municipal de Saúde e também a promoção da participação popular no referido planejamento e convida os cidadãos a comparecerem.

Download das fotos em alta resolução
Carregando