Rio Negrinho / SC - 17/08/2017
Facebook

Notícias

Planejamento e Meio Ambiente - AMUNESC

Rio Negrinho elabora Plano de Mobilidade Urbana

Data de inclusão: 11/08/2017 10:16

Teve início em julho os trabalhos para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (Plamob) de Rio Negrinho. O trabalho é realizado através de uma parceria com a Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina e a UFSC (Universidade Federal de SC), integrando os municípios associados. O trabalho conjunto contempla a orientação técnica dos municípios no desenvolvimento de seus planos de mobilidade urbana e regional.

No dia 4 de julho foi realizada a primeira reunião de trabalho em Joinville, quando os municípios definiram os membros das comissões executiva, técnica e de acompanhamento e, no dia 09 de agosto, foi realizada a segunda reunião de trabalho na Amunesc, em que foram convidadas a participar todas as comissões para a apresentação da metodologia e cronograma do trabalho pela equipe técnica da UFSC.

O trabalho de elaboração do Plamob acontecerá em 12 meses não consecutivos, iniciando em julho de 2017 e com prazo de término em outubro de 2018, dividido em 7 etapas: 1ª etapa de Preparação (julho/17);             2ª etapa de Análise Prévia com informações existentes (agosto/17); 3ª etapa de Levantamentos e Consulta Pública (setembro/17); 4ª etapa de Diagnóstico, Prognóstico e Audiências Públicas (out., nov. e dezembro/17);     5ª etapa de Concepção de Propostas e Audiências Públicas (março e abril/18); 6ª etapa de Conclusões sobre as Propostas (maio e junho/18); 7ª etapa de Consolidação do Plano de Mobilidade (agosto/18). Após a conclusão dos Planos de Mobilidade Urbana dos municípios, será elaborado o Plano de Mobilidade Regional do Nordeste Catarinense.

O prazo legal para a aprovação do Plamob na Câmara de Vereadores é até abril de 2019. Após esta data os municípios que não tenham Plano de Mobilidade aprovado ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana, até que atendam à exigência da Lei Federal nº 12.587/2012.   

 

O que é o Plano de Mobilidade Urbana?

A Lei Federal nº 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, determina que os municípios planejem e executem a política de mobilidade urbana.

Todos os municípios com mais de 20 mil habitantes, dentre outros, são obrigados pela referida lei a elaborarem o Plano de Mobilidade Urbana Municipal, de modo a planejar o crescimento futuro e os deslocamentos das cidades de forma ordenada.

De acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, o plano deve contemplar todos os meios utilizados para os deslocamentos na cidade, preocupando-se com os deslocamentos de pedestres, pessoas com mobilidade reduzida, ciclistas, transporte coletivo, táxis, veículos, circulação viária em geral e transporte de cargas.

Entretanto, a referida lei enfatiza que o Plano de Mobilidade deve priorizar os modos de transporte não motorizado sobre os motorizados e os serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.

Uma das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana é a Gestão Democrática, tornando a Participação Social fundamental no processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

Imagens relacionadas

Rio Negrinho elabora Plano de Mobilidade Urbana
Rio Negrinho elabora Plano de Mobilidade Urbana
Rio Negrinho elabora Plano de Mobilidade Urbana
Rio Negrinho elabora Plano de Mobilidade Urbana
Nosso endereço
Av. Richard S. de Albuquerque, 200
Bairro: Centro Cívico
Rio Negrinho / SC
CEP: 89.295-000
Telefone
(47) 3646-3600
Prefeitura de Rio Negrinho